Logo Patosja

Brasil completa duas semanas sem novos casos de sarampo; saiba mais  

Medida mais eficaz para a prevenção da doença e controle de epidemias é a vacinação

Por: Redação PatosJá

Fonte: Ministério da Saúde

Publicado em: 17:11 21-08-2025

Compartilhar:

Medida mais eficaz para a prevenção da doença e controle de epidemias é a vacinação

O Ministério Público divulgou que, com o avanço das ações de bloqueio contra o sarampo, o Brasil completou duas semanas sem novos casos da doença infecciosa. O estado com maior número de casos foi Tocantins, com 18 confirmações, sendo a última em 6 de agosto. 

Segundo o órgão, a medida mais eficaz para a prevenção da doença e o controle de surtos e epidemias é a vacinação, disponível para pessoas de seis meses a 59 anos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A cobertura vacinal da primeira dose ultrapassou 90%. 

O diretor do Programa Nacional de Imunização (PNI), Eder Gatti, informou que os casos importados no Brasil são esperados devido a surtos em países vizinhos. A principal preocupação é com brasileiros que viajam para regiões mais afetadas, como a América do Norte. 

Com estoque garantido em todo o país, o Ministério da Saúde enviou à Bolívia 660 mil doses da vacina contra o sarampo. O país enfrenta um surto da doença, com mais de 200 casos confirmados. A medida busca reforçar e evitar a reintrodução do vírus no Brasil.

Atualmente, não há transmissão sustentada do sarampo no Brasil. Estratégias como a Dose Zero (D0), dose extra indicada para crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias, e o Dia D contra o Sarampo, fazem parte da mobilização voltada ao bloqueio da transmissão.
Leia também